A Folkcomunicação é uma disciplina científica criada pelo brasileiro Luiz Beltrão em sua tese de doutorado. Luiz Beltrão também deu passos decisivos para a sistematização de ensino da comunicação e do jornalismo no Brasil, com publicações de importantes livros como: Iniciação à Filosofia do Jornalismo (1960); A Imprensa Informativa (1969); Comunicação e folclore (1971); Fundamentos Científicos da Comunicação (1973); Teoria Geral da Comunicação (1977); Folkcomunicação: a comunicação dos marginalizados (1980); Teoria da Comunicação de Massa (1986), entre outros. 

Sua obra ganhou reconhecimento nacional e prestígio internacional, no âmbito do jornalismo e da comunicação de massa. Contribuiu com diversos segmentos da comunicação e do jornalismo, escrevendo, estimulando as novas gerações de pesquisadores, desenvolvendo cursos, formulando teorias e, principalmente, preocupando-se com o ser humano excluído do cenário comunicacional. Também por iniciativa de Beltrão foi criado o primeiro Instituto Científico de Comunicação, o Icinform e a primeira revista científica da área: “Comunicação & Problemas”. Inclusive, como homenagem póstuma, a Sociedade Brasileira de Estudos Interdiciplinares em Comunicação (Intercom) realiza anualmente o Prêmio Luiz Beltrão, concedendo homenagens a personalidades e instituições que se destacam no campo da Comunicação Social. Beltrão deixa claro que não só as informações difundidas pelos Meios de Comunicação de Massa merecem atenção. Existe uma comunicação que, ainda mesmo obscura, escondida nos guetos menos favorecidos de nossa sociedade, possui um clamor forte e real. 

Todavia, com a morte de Beltrão em 1986, a abordagem foi colocada à margem durante quase uma década, sendo resgatada pelo professor José Marques de Melo, com a realização da I Conferência Brasileira de Folkcomunicação (Folkcom), em 1998, na Universidade Metodista de São Paulo e, posteriormente,em 2004, a criação da Rede Brasileira de Estudos e Pesquisas em Folkcomunicação (Rede Folkcom), por iniciativa da Cátedra Unesco. A partir daí, a Folkcomunicação ganhou novo impulso e, nas primeiras décadas do século XXI, os pesquisadores reunidos na Rede Folkcom tem demostrado, sistematicamente, a atualidade do pensamento beltraniano. Além do Brasil, países como a Argentina, Colômbia, Chile, México, Portugal e Itália desenvolvem pesquisas com base no pensamento de Luiz Beltrão.

Hoje a Rede é uma importante instituição científica, com afiliados em todo o Brasil e é a responsável pela organização nacional das conferências com o apoio da Cátedra Unesco de Comunicação para o Desenvolvimento Regional, com sede em São Paulo, tendo como presidente de honra o Professor Doutor José Marques de Melo e o presidente prof. Dr. Marcelo Pires de Oliveira da Universidade Estadual de Santa Cruz, Ilhéus, BA.

0 comentários:

Folkcom © 2013