quarta-feira, 26 de junho de 2013

Fotos: Emanoella Callou

Começou a XVI conferência brasileira de Folkcomunicação. A primeira mesa é formada por Antônio Chessman, especialista em história e sociologia, José Reges, formado em Direito e atuante nas áreas de educação e leis e Hamurabi Batista, cordelista, artesão e coordenador do grupo de Artesãos Mestre Noza, em Juazeiro do Norte. A mediação é realizada pelo professor mestre Alexandre Nunes, da UFC Cariri.

Fotos: Emanoella Callou
O professor Chessman abriu a palestra falando sobre Padre Cícero, trabalho e artes. Logo depois, Reges falou sobre a relação entre sertão e Padre Cícero, comparando esse a grandes mentes como Albert Einstein e Gandhi, fazendo assim um discurso coeso com o de Chessman. Hamurabi contou como surgiu a Associação Mestre Noza a partir da iniciativa da FUNART em Juazeiro do Norte. No debate, foi bastante discutido a valorização dos artistas e suas peças. Segundo Hamurabi, os artistas locais são pouco reconhecidos, por isso, precisam muitas vezes de empregos fixos para poder se sustentar. ‘’Falta conhecimento, falta educação, falta publicidade dos artistas da região’’ diz Hamurabi. Com relação ao mesmo assunto, o professor Chessman também salientou que as peças artesanais desses mesmos artistas são pouco compradas, que, segundo ele, as pessoas dão valor mais para os itens tecnológicos do que para os artesanais.
O credenciamento acontece no bloco roxo, sala G112, até o meio dia. Durante a tarde a Universidade Federal do Ceará não funcionará devido ao jogo da Copa das Confederações. Amanhã haverá credenciamento o dia inteiro. Hoje a noite, a solenidade de abertura acontecerá no Memorial Padre Cícero às 19h com o palestrante Renato Ortiz(UNICAMP).

Fotos: Emanoella Callou




Tagged:

0 comentários:

Folkcom © 2013