quinta-feira, 27 de junho de 2013


A terceira mesa do evento folkcomunicação tem como tema: O lugar da Folkcomunicação nos Estudos Culturais. A mesa conta com a presença dos pesquisadores e professores Guilherme Fernandes (Rede Folkcom), Yuji Gushiken (UFMT), Marcelo Sabatinni (UFPE) e Ricardo Salmito (UFC Cariri) como mediador.
     A mesa começa com o discurso de Guilherme falando sobre o fenômeno Folk, com destaque para os estudos de Beltrão e relacionando essas pesquisas com algumas teorias de Marx. O professor Yuji Gushiken deu continuidade com seu discurso falando sobre a contemporaneidade da Folkcomunicação e fez uma relação sobre a modernização nas instituições acadêmicas e como isso afeta a relação dos pesquisadores com as camadas populares. ‘’Modernizar não é se afastar das camadas populares’’ Diz Yuji.
    Por último, foi a vez do pesquisador Marcelo Sabatinni, onde, no seu discurso, fala sobre as pesquisas feitas sobre a folkcomunicação onde sempre as pessoas que estudam o assunto tendem a pesquisar apenas as teorias de Luiz Beltrão, deixando de explorar outros especialistas como Ivan Illich, na qual deu base às pesquisas de Sabatinni sobre a mídia e cultura popular. Além disso, falou mais sobre o trabalho de Ivan Illich, o visionário que previa a modernidade dos ensinos, que faz uma crítica no seu mais famoso livro, Sociedade sem Escolas, à institucionalização da educação nas sociedades contemporâneas.
    Simultaneamente a isso, ocorreu o concurso de fotografia. Os jurados foram Rafael Vilarouca, Alan Bastos e Adriana Botelho. Os critérios utilizados para escolha da vencedora foram a estética da foto, a coerência com o tema e a emoção captada ao vê-la. O ganhador receberá um certificado de reconhecimento nacional e a foto será publica na Cariri Revista no fim de julho.

Tagged:

0 comentários:

Folkcom © 2013